quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Algum problema em “ter duas cidadanias” no Brasil ?

Nenhum problema.


O que a Constituição brasileira reza, é que perde a nacionalidade brasileira quem voluntariamente se naturaliza cidadão de um outro País. No caso da cidadania européia, ela lhe é “concedida” automaticamente desde o nascimento, portanto não há a “voluntariedade” da naturalização. O único procedimento a ser adotado é entrar, junto ao Consulado, com um pedido de reconhecimento formal desta cidadania. Leia, a respeito, este interessante artigo do conceituado Juiz de Direito Dr. Renato Nalini: http://www.ecco.com.br/legge/acumula.htm

Quando posso usar o meu “passaporte europeu” ?

Para as autoridades aeroportuárias ou de fronteiras brasileiras, o cidadão brasileiro, em território nacional, é primeiro e acima de tudo brasileiro, razão pela qual não se pode sair do Brasil, sendo nascido aqui, com passaporte de outra nacionalidade.

Desta forma, fica evidente que o passaporte europeu (de qualquer outra nacionalidade que o interessado porventura possua) deverá ser usado apenas no exterior.

O que é necessário para eu ter o “passaporte europeu” ?

O processo de cidadania completo, deferido e atualizado. Muitos confundem o documento “passaporte” com a “cidadania”. O passaporte não é nem nunca foi um título de cidadania, é apenas uma conseqüência desta, um documento de viagem.

Então eu não posso ter o “passaporte europeu” sem antes ter reconhecida a minha cidadania europeia, é isso?

Sim, exatamente isso. A condição inicial para se fazer o pedido de emissão do passaporte europeu é o reconhecimento formal da cidadania como descendente de imigrante europeu.

“Passaporte de cidadania europeia”, “Passaporte de dupla cidadania”, “Duplo Passaporte europeu-brasileiro”... como fazer para te-los?

Desconhecemos pois esses termos absolutamente não existem!! Existe apenas e tão somente uma coisa: o passaporte europeu, que é emitido àquelas pessoas que tem o título de cidadãos comprovada origem europeia (não importa se cidadão europeu nascido na Europa ou nascido no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo...) O importante, para solicitar a emissão de um passaporte europeu, é que o requerente possua o status de cidadão europeu.


Cidadania ou nacionalidade europeia

Nacionalidade  No dicionario esta que cidadania é o direito de se indentificar como sendo pertencente a um pais.

Nacionalidade: Exprime a qualidade ou a condição de nacional, atribuída a uma pessoa ou coisa, em virtude do que se mostram vinculadas à Nação, ou ao Estado, a que pertencem ou de onde se originam [De Plácido e Silva - Vocabulário Jurídico, IV, p.224]

2 comentários:

  1. Olá. Sou brasileira e tenho passaporte português também. Da última vez que estive no Brasil acabei saindo do Brasil com o passaporte português e não o brasileiro, então ele foi carimbado. Isso pode me trazer algum problema?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Sou brasileiro sem dupla,mas minha namorada tem dupla italiana, se eu me casar consigo trabalhar com ele na Alemanha? E como faco esse processo?

    ResponderExcluir